A Caixa Geral de Pandora

quinta-feira, 16 de junho de 2016


Minhas senhoras e meus senhores,

Eis que chegamos ao momento mais bizarro que há memória na política portuguesa. É, também, o momento mais revelador e servirá (espero eu) para iluminar as mais variadíssimas almas que se deixam ludibriar pela propaganda da Extrema-Esquerda.

Depois de várias Comissões Parlamentares de Inquérito aos mais variados bancos privados, chega a vez da Caixa Geral de Depósitos e… nada! E quem não quer que seja feita a CPI à Caixa Geral de Depósitos? Dizem as vozes do costume: “É a Direita que protege os ricos!”; “A Direita está ao serviço do grande capital!”. Pois bem, lamento informar-vos mas quem pede esta CPI são os partidos de Direita (PSD e CDS) e quem não a permite é mesmo a puríssima Esquerda (PS, PCP, BE).

Que o PS não queira permitir a Comissão, não espanta a ninguém. A Caixa sempre foi tratada como sua quando o PS esteve no Governo, e agora não é excepção. O que espanta (ou não) é mesmo a recusa do BE e PCP em permitir a Comissão de Inquérito, depois de ser anunciado que o Estado Português (Eu, Tu, Ele, Nós, Vós, Eles) vai ter que injectar MAIS 4 Mil Milhões de Euros na Caixa. Com certeza.

Investigaram-se todos os bancos privados. E muito bem! Se temos que colocar lá dinheiro queremos saber porquê. Mas no público já não é necessário saber? Injectam-se para lá MAIS, repito MAIS, 4 Mil Milhões e o BE e PCP não querem saber por que razão? Muito estranho não é? Olhe que não…

Só há uma explicação para o BE e PCP não permitirem a CPI e é a clássica: poder. Agora que estão no poder, embora não estando oficialmente para quando der asneira eles poderem dizer que não estiveram lá, não querem perdê-lo. E acreditem, vão fazer de tudo para o manter. Vejam os exemplos de quando a Extrema-Esquerda tomou o poder e a sua actuação depois disso (ainda se lembram do Syriza?). Agora que BE e PCP perceberam que para António Costa só interessa ser primeiro-ministro e que com ele podem implementar as suas medidas à vontade, iniciou-se a luta para ver quem fica, isto é, BE e PCP estão a lutar entre si para ver quem faz coligação e forma Governo com o PS nas próximas eleições.

Portanto, não se pode abrir agora a Caixa Geral de Pandora. Nem pensar. Isso seria a ruína do PS e, consequentemente, lá ficaria a Extrema-Esquerda sem poder formar Governo. Agora, já não interessa “lutar contra os grandes interesses instalados”. E, para mim, se há sítio onde há mais interesses instalados é na Caixa. Com certeza.

Artigo de Alfredo Sousa - Comissão Política CDS Guimarães

0 comments

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.