Câmara Vê Sucesso No Sistema "PAYT"...Onde???

quinta-feira, 12 de maio de 2016


Este tema chamou-me a atenção quando lia a edição desta quarta-feira d'O Comércio de Guimarães.
Há muito tempo que se fala sobre este sistema, e sabendo eu do descontentamento dos moradores e comerciantes da nossa cidade, confesso que fiquei um pouco estupefacta com as declarações que a Camara Municipal de Guimarães declara neste comunicado.
Do mesmo, podemos retirar que a CMG está satisfeita com os resultados positivos que segundo eles “revelam o sucesso da medida. Para além de uma percentagem muito significativa da população residente e dos comerciantes terem já aderido integralmente”, mas será que os moradores e comerciantes tem outra alternativa??? Claro que não, e isso é visível nas ruas da cidade, lixo que não é recolhido porque não são utilizados os famosos sacos tarifados, e a quantidade de moradores que continuam a deslocar os seu resíduos domésticos, para outras ruas que não estejam com este sistema implementado.

“Não podemos confundir sensibilização, formação/educação ambiental, controlo poluidor e medidas enérgicas para “esverdear” o concelho, com punição, hiper-regulamentação, taxação e margem suficiente para uma “tentadora” violação da liberdade do indivíduo e do seu direito reservado à privacidade dos produtos que consome e que necessariamente têm de ser reciclados e tratados.  A prevenção negativa e intimidatória por via da ameaça de impostos.” – Cito Orlando Coutinho.

Impostos???  Sim, isto é uma forma encapotada de aumentar impostos…
Os moradores e os comerciantes não estão satisfeitos e muito menos, quando quiserem alargar a todo o concelho. Sim! Porque este projeto da recolha de resíduos através do sistema designado de “PAYT” foi implementado no Centro Histórico, mas será alargado futuramente a todo o concelho, e isto, sinceramente, será preocupante, visto que este sistema pode assustar as pessoas, e com razão diga-se, porque o regulamento é muito rigoroso e o cidadão é quase tratado como um robot.
Com isto não pensem que não estou de acordo com a sensibilização, separação e reciclagem, é óbvio que isto deve ser feito, mas nunca pela violação da privacidade, do aumento de impostos e da confusão operacional. Uma vez que parece que este sistema é uma espécie de "cata-lixo" a ver quem faz o quê e quanto vai pagar por isso.
Vendo todos estes factos só me resta concluir que a CMG quer a todo custo a conquista de mais uma Capital para Guimarães, nem que para isso os moradores sejam rigorosamente fiscalizados e sejam abertos processos contraordenacionais a quem não cumprir com as regras imposta com este sistema.

É de lamentar e julgo não haver dúvidas quanto ao sucesso deste sistema!!!

Artigo de Elsa Castro - Comissão Política CDS Guimarães

1 comment

João Miguel Vaz disse...

A Elsa Castro deveria olhar para o resto da Europa, da Itália, Eslovénia à Suécia, e observar que os países implementam sistemas "poluidor-pagador" (tipo PAYT) em relação aos resíduos. Quem mais deita fora deverá pagar mais, quem mais separa e age a bem da comunidade paga menos. Por isso sugiro que dê "tempo ao tempo" para que o sistema possa ser entendido e resulte. E acima de tudo coloque-se do outro lado, como reagir perante cidadãos que violam as regras e colocam os resíduos na "rua quando lhes apetece" ?

8 de novembro de 2016 às 15:54

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.