Um Homem Perigoso

terça-feira, 15 de dezembro de 2015


José Sócrates, enquanto primeiro ministro, sempre foi um animal feroz... e ainda o tenta ser.

No lamentável exercício de servilismo que a TVI, na pessoa de José Alberto Carvalho, lhe prestou sob a forma de entrevista, o antigo primeiro ministro do governo do qual o actual primeiro ministro indicado era o número 2, esteve na sua praia: sem qualquer contraditório e totalmente à vontade para destilar os seus ódios pessoais e ajustar as suas contas, sem que os visados tivessem oportunidade de exercer o contraditório.

Sim...o contraditório que ele acusa os órgãos inquisitórios de um Estado de Direito de lhe não ser facultado, mas que quando a ele toca parece ser uma palavra desprovida de conteúdo.

Desde a Procuradora Joana Marques Vidal, a  Pedro Passos Coelho, Marcelo Rebelo de Sousa, não esquecendo Pedro Santana Lopes e toda a direita política, foi uma verdadeira carreira de tiro que demonstrou que o antigo detido nº 44 tem a pior das qualidades de um líder: é vingativo e crê que quem tem uma opinião diferente da dele é um perigoso adversário, usando uma linha de pensamento digna de um Ceausescu, ou até de Estaline.

E no alto da sua prosápia, conseguiu subverter conceitos básicos de legitimidade governativa num arrazoado justificativo, de modo a justificar o injustificável, quando em 2011 dissera que quem ganha eleições deve governar... agora, numa demagógica narrativa os conceitos alteraram-se e o que ontem foi verdade, hoje é mentira.

Ninguém duvide, pois, que o serrano é um megalómano...um homem perigoso que acredita que foi detido não pelos fortes indícios de ter praticado uma série de crimes económicos, mas pela direita política achar que seria candidato a presidente da república, que consegue discorrer sobre as manigâncias imaginárias de uma direita que se inquietava de ele ser presidente da república... como se a clara derrota que Pedro Passos Coelho lhe infligiu não tivesse demonstrado uma facto inelutável e que consistia no facto de os portugueses estarem cansados dos devaneios de um lírico incapaz de distinguir a sua fantasia da realidade de um país que passou as passas do algarve pelos seus devaneios.

E esses devaneios quase lhe permitem explicar todos os factos... todas as movimentações financeiras... quase nos fizeram acreditar que é um homem de sorte por ter um amigo que lhe disponibiliza quantias principescas de dinheiro... que é um acto normal de qualquer português querer que um filho acabe o ensino secundário num liceu estrangeiro...que fazer vida na Cidade das Luzes é uma decisão de vida corrente que qualquer família equaciona...e o pior é julgar que com essas explicações consegue enganar o seu interlocutor!

Sócrates é, pois, acima de tudo, um homem perigoso... que julga que mantém o seu potencial político intacto e que até ousou assumir-se como homem de esquerda, num arrojado piscar de olho, com o intuito de tentar o maior dos seus desideratos pessoais: enganar os portugueses, inclusivamente o Ministério Público, e poder daqui a cinco anos, arvorando-se em mártir político, candidatar-se a presidente da República, com todos os riscos que daí adviriam para o seu país.

P.S. Depois do que foi dito sobre Joana Vidal, Santana Lopes e outros alvos, a bem da verdade, outros processos crimes deveriam aparecer...dos visados contra o pseudo filósofo de modo a distinguir o trigo do joio... das pessoas de bem dos acusadores gratuitos...


P.S.2 Uma ironia ver um linguarudo proibir os jornais de publicarem factos... ou, simplesmente, mais um afloramento do espírito autocrático que é uma característica do seu carácter.

Artigo Vasco Rodrigues - Comissão Política CDS Guimarães

0 comments

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.