Um orçamento de milhões para gastar nas próximas eleições

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015


Na passada terça-feira, coube-me fazer a intervenção do CDS relativa à posição do partido quanto à proposta do PS para o Orçamento Municipal de 2016. Como referi, foi o Partido Socialista que não quis o nosso voto pelas razões que explanei na minha intervenção, a qual reproduzo aqui:

O que podemos concluir é que o Partido Socialista não quis o nosso voto. A coligação Juntos por Guimarães pediu apenas duas coisas ao Sr. Presidente da Câmara: ser ouvida a tempo para poder dar o seu contributo, o que não foi feito; ainda assim, propôs mais uma vez o reforço das verbas para as freguesias, o qual não foi aceite.

Dois pedidos simples e básicos.

O primeiro, é pedir apenas humildade democrática por parte do Sr. Presidente da Câmara. Humildade democrática é, apenas e só, ouvir quem pensa diferente.

O segundo, trata-se de pedir uma política de proximidade. Não pode o Presidente da Câmara tratar as freguesias da mesma maneira que as trata o Governo. O Governo está lá longe e não conhece as freguesias. O partido Socialista focou, e bem, aquilo que está destinado no documento que nos apresentam para as freguesias: o mesmo que lhes atribui o Governo. Ficamos agora a saber pelo Sr. Presidente de Câmara que não há só essa verba mas um montante que pode ir até 18 milhões de Euros. Percebemos bem porquê. O que está no documento é das freguesias por direito, o resto é só para aquelas que se “portarem bem”. Não o aceitamos!

Como se não bastasse, esta proposta assenta, praticamente, no pagamento de despesas de funcionamento, deixando pouco espaço para o investimento. Poupa-se num orçamento de milhões para gastar nas próximas eleições!
Sr. Presidente,

Sras. e Srs. Deputados,

Por tudo isto, o CDS votará contra!

Mas, com a firme convicção de que, à velocidade com que o Partido Socialista tem perdido votos e a atitude autoritário do Sr. Presidente da Câmara, os vimaranenses os obrigarão a ouvir-nos num futuro próximo!

Chamo a atenção para o facto desta postura do Partido Socialista de Guimarães não ser inédita, muito pelo contrário. Aliás, esta é uma prática desde há muitos anos. A arrogância socialista vem já do tempo de António Magalhães, bem como o controlo do dinheiro que vai para as freguesias. Nada de novo, portanto.

Resumindo, nada mudou neste PS e nesta câmara. Mais do mesmo. A arrogância, o controle das freguesias e os orçamentos feitos a pensar nas eleições. A busca de títulos em vez de resultados. Tudo se mantém. Menos o presidente da câmara que é novo mas velho no sistema. Estou confiante que depois das próximas eleições nada disto se manterá. A começar pelo presidente. A ver vamos.

Artigo de Alfredo Sousa - Presidente da Distrital JP Braga

0 comments

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.