40 Anos do Comício do Teatro Jordão

terça-feira, 21 de abril de 2015


Por Orlando Coutinho

Passam hoje precisamente 40 anos do célebre Comício do CDS no Teatro Jordão.

Foi um momento de grande prova para a sobrevivência do partido uma vez que a jovem democracia portuguesa estava ainda muito radicalizada à esquerda e o CDS era fortemente contestado.

À época, homens como Adelino Amaro da Costa, Freitas do Amaral, Henrique Moraes, Joaquim Cosme e tantos outros (conta-se que mais de 700 pessoas estiveram presentes),resistiram com tenacidade a um verdadeiro e dramático cerco onde ocorreram tiros, apedrejamentos e demais incidentes que poderiam ter sido fatais, mas que ainda assim - segundo os nosso espólio histórico - provocaram pelo menos 20 feridos e só teve termino após intervenção de uma coluna militar enviada de Braga, supõe-se que pelo General Galvão de Melo.

Uma verdadeira e plena democracia só é possível com todos os quadrantes e por isso neste dia e muito simbolicamente a Comissão Política Concelhia de Guimarães do CDS assinalará esta efeméride com a colocação de um Cravo junto ao Teatro Jordão.Esta flor, que muitos querem apropriar-se como símbolo da esquerda, é antes –símbolo da liberdade e da democracia portuguesa. E só houve concretização democrática em Portugal devido a mulheres e homens como estes que resistiram com a força das suas convicções ao necessário e imprescindível pluralismo ideológico que hoje é tido como essencial.

Tão próximos que estamos da comemoração de mais um Aniversário do 25 de Abril, este é o momento para recordar, na data certa, quem corajosamente lutou pela plena Liberdade Democrática.

Presidente Comissão Política CDS Guimarães

0 comments

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.