Desafio Aos Jovens

terça-feira, 7 de abril de 2015


Por Miguel Pires da Silva

Vivemos em tempos de grandes mudanças a uma velocidade que poucos imaginaram que algum dia iriamos chegar. Já nada é garantido, como em tempos passados.  As transformações que observamos no mundo atual são o resultado dos avanços tecnológicos e científicos, e influenciam o comportamento das gerações mais jovens, alterando as suas atitudes, escolhas e por vezes os seus valores.
A entrada no mercado de trabalho é um enorme desafio que os jovens têm de enfrentar. As gerações mais velhas sentem-se ameaçadas pela entrada das novas gerações, altamente qualificadas e com recurso e domínio sobre a tecnologia. Nisto está assente o verdadeiro desafio. Apela-se à solidariedade entre gerações, de modo a formar uma forte aliança entre a teoria e a prática, o saber e a experiência. Com humildade e perseverança, respeito e ética, espera-se que os jovens saibam conquistar o seu lugar, tendo como exemplo os profissionais experientes que os podem guiar e apoiar nas suas carreiras promissoras.
Os jovens são também desafiados a desafiarem-se. A sair da “zona de conforto”, a não se conformarem e a acreditarem nas suas capacidades. A não permitirem que o seu valor e as suas capacidades sejam postos em causa, todos os dias deverão ser encarados como uma missão de superação pessoal.
É tempo de esta talentosa geração se fazer ouvir, de continuar a exigir responsabilidade e seriedade a quem nos governa, é tempo de honrar a nossa história e sobretudo é tempo de preparar o futuro! Um futuro assente em políticas sérias e responsáveis alicerçadas em valores sólidos que não nos voltem a envergonhar, que não nos voltem a obrigar a estender a mão em busca de ajuda para fazer face aos nossos compromissos. É tempo de voltar a cumprir Portugal!

Presidente JP Nacional - Retirado da Folha do CDS

0 comments

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.