AvePark...Debate Precisa-se!

domingo, 22 de março de 2015

Por Luís Pastor
No decorrer desta semana que agora finda foi noticiado na comunicação social um estudo denominado “Estudo de Avaliação do Acesso ao Avepark”, coordenado pelo Prof. José Mendes e publicado institucionalmente pela Universidade do Minho.

Esse estudo, vindo de uma instituição com mérito reconhecido por todos a nível científico e académico, apesar de bem justificado apresenta um grande defeito. Defeito esse que está bem patente no seu título, “Estudo de Avaliação do Acesso ao Avepark”. Ou seja, estuda os acessos ao Avepark. E é ai que peca. Mais do que o Avepark o CDS-PP demonstra interesse pelas populações residentes na zona noroeste do concelho de Guimarães, especialmente nas vilas das Taipas e de Ponte que são completamente desprezadas no dito estudo.

A coligação “Juntos por Guimarães” reconhece os problemas de acesso ao Avepark mas desde a sua fundação que os partidos que a constituem apontam esse erro crasso, no projeto do mesmo parque. Os problemas de acesso entre a cidade e as vilas das Taipas e de Ponte e, vice-versa, não são resolvidos nesta proposta apresentada pela Câmara Municipal e agora tenazmente defendida pela Universidade do Minho.

Alias, é curioso quando observamos a circunstância deste estudo ter sido apresentado pelo último Presidente do Conselho de Administração do Avepark e responsável pelo Plano Estratégico do Avepark. Estudo esse que também analisa entre várias alternativas, uma que foi defendida e apresentada publicamente pela Coligação Juntos por Guimarães no passado mês de Setembro, sem que tenham sido consultados quaisquer dos seus autores ou proponentes. 

Julgo que, nestas condições a coligação é forçada a questionar a certeza e a segurança científica de um estudo que analisa uma proposta ou uma perspetiva por esta defendida politicamente, sem que tivesse havido o cuidado, que consideramos básico, de previamente auscultar os seus responsáveis técnicos.No entanto, nem tudo é mau. Com este estudo espero que o debate se torne público e que a Câmara Municipal ouça os Vimaranenses e o que eles pretendem para a sua terra. Se uma nova via de acesso ao Avepark ou resolver definitivamente o acesso às vilas das Taipas e de Ponte.  
Presidente JP Guimarães

0 comments

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.