Medo da Informação??

quinta-feira, 19 de março de 2015



Por Vasco Rodrigues

Tenho para mim que uma sociedade quanto mais evoluída, mais meios de comunicação e informação coloca aos serviços dos seus cidadãos.

E isso, terá como resultado de uma sociedade mais informada, mais culta, mais propensa a entender o mundo que a rodeia e mais hábil no momento em que toma as suas decisões.

Além disso, na sociedade do século XXI, em que Internet, ligações rápidas, televisões por fibra, transmissão de informações e eventos em tempo real são apanágio das civilizações ocidentais e democráticas, como Portugal, não faz sentido qualquer acto tendente à privação da informação por parte do poder político aos seus representados.

Não faz sentido que quem vota, de um modo ou de outro, seja impossibilitado de aceder a toda a informação que resulte num voto livre e consciencioso.

Não faz sentido que, de um modo ou de outro, se cerceie a mensagem que todos têm direito a passar, ainda que por força de um regimento de Assembleia Municipal algo estranho, uns tenham menos tempo que outros.

E provoca, ainda, mais estranheza que aquando da proposta para a transmissão das sessões da Assembleia Municipal em directo, via streaming, o poder socialista reinante há praticamente trinta anos se tenha oposto a tal medida...

Ou, então, não provoca estranheza alguma...

Tiques de quem nunca necessitou de conjugar vontades para governar e de quem sempre decidiu a seu bel prazer... toques de uma petulância a roçar uma prepotência extrema em privar os cidadãos de formarem uma opinião intrínseca e não contaminada pelo que vão lendo, ou vão-lhes contando..

E, um povo vimaranense, afastado dos interesses políticos...com pouca consciência política, incapaz de discutir um tema municipal, porque também parece que há quem nisso tenha interesse. 

Senão atente-se... TODA a oposição votou favoravelmente a moção da Coligação Juntos Por Guimarães e a maioria reinante à falta de melhor argumento, apenas afirmou votar contra por não ter sido consultada previamente... para posteriormente, plenamente informada, voltar a votar contra, apenas porque sim!

Nesta terra onde nasceu Portugal, a isso chamamos “desculpas de mau pagador”!

Mas, também, chamamos mau serviço de cidadania a quem elege... desrespeito pelos eleitores...e medo, muito medo de quem vota poder vislumbrar in loco o quão ocos são determinados conteúdos de quem vai (des)governando a Cidade-Berço...

Em contraponto, salve-se o Contraponto...um espaço em que os partidos relevante no mapa político vimaranense debatem, em igualdade de armas, os temas importantes da semana...

Com polémica, com argumentação, mas acima de tudo com a certeza que, numa rádio concelhia, se presta um tributo à democracia...

Pena, só ser durante uma hora e só o sumo do que vai à Assembleia Municipal refulgir...

Mas, como o nome indica, contrapõe com a manutenção do silêncio que quem manda pretende…

Vogal da Comissão Política CDS Guimarães

0 comments

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.