Conferência Olhares Sobre A Política (Com Vídeo)

quarta-feira, 18 de março de 2015

Por Elsa Castro
O debate denominado de "Olhares Sobre a Política" decorreu na passada sexta-feira no auditório Vita e centrou-se nas questões da atualidade política.
 Contou com a presença da Ministra da Agricultura e do Mar, dirigente do CDS, Assunção Cristas, do deputado do Partido Socialista José Junqueiro, e do professor universitário Miguel Morgado, sendo  moderado por Pedro Frazão, jornalista da Rádio Renascença.
O Arcebispo D. Jorge Ortiga deu as boas vindas aos convidados e aos presentes, lançando uma questão: “A Europa e Portugal, precisarão da fé para edificar uma sociedade mais justa?” 
 Assunção Cristas, deu início ao debate abordando a sua entrada para a política, dando ênfase ao facto de que está na política “por acaso mas com muito gosto, com a certeza que está para fazer o melhor e com verdade”.
Referiu a melhoria do mundo em geral, e os países em expansão na Europa como ponto de referência. Expôs ainda que “a classe média está a crescer” e falou de um país cada vez melhor.
Sobre os limites da política, Assunção Cristas referiu que: “a política não tem resposta para tudo, mas tem o dever de não dificultar a vida às pessoas e de as ajudar a ter as coisas essenciais”
“A Europa é o melhor lugar para se viver no mundo, e o que as outras sociedades pretendem é serem como nós, mas nós próprios somos ambiciosos, queremos estar sempre melhor e os políticos querem dar sempre respostas melhores, olhamos sempre para cima e pouco para baixo”, salientou a ministra.
Questionada quanto ao facto das juventudes partidárias serem importantes, a ministra falou das “vantagens de despertarem os jovens para as questões de intervenção no espaço público e através da política.”
De seguida, interveio Jorge Junqueiro que sucintamente falou em “estar na política com sentido de servir”. 
Finalmente, foi a vez de Miguel Morgado, que refere que as sociedades “formam expectativas elevadíssimas relativamente à política. As pessoas esperam que seja na política que se resolvam problemas pessoais que afectam as nossas vidas”. Revelou, ainda, ao auditório que a “política é um fenómeno de actividade integral e de serviço” e fala da “razão” enquanto “viver politicamente”. Entre outros assuntos, deixou no ar o medo que a população tem de envelhecer e que “nunca foi tão grande a obsessão pela juventude”.
O debate ficou, ainda, marcado pelos problemas demográficos que perduram no mundo atual, avançando-se com algumas hipóteses para os resolver.

Deixamos, aqui, o vídeo da Conferência para quem quiser aprofundar mais um pouco estas questões.



Vogal da Comissão Política CDS Guimarães

0 comments

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.